fbpx

Como uma empresa pode treinar boas lideranças?

Organizações em todo o mundo estão lutando com a realidade diária de desenvolver sua força de liderança para focar em resultados que garantam sempre mais o sucesso no mundo dos negócios. E isso pressupõe que seus gestores tenham identificado funcionários com alto potencial para ocupar cargos de liderança.

Contudo, quem trabalha no espaço de pesquisa e desenvolvimento de Recursos Humanos está cada vez mais preocupado com o estigma contínuo de que os programas de desenvolvimento de liderança podem não funcionar – ou, ainda, que não há impacto de um bom treinamento nos negócios de uma empresa – e isso está longe de ser verdade – o desenvolvimento de lideranças realmente funciona!

A questão é: as empresas estão comprometidas em investir em seus futuros líderes? Não apenas em termos de dinheiro, mas em tempo, energia, recursos e uma mudança no sistema de crenças? Empresas menores sem orçamento de pesquisa e desenvolvimento ou mesmo uma equipe de RH podem rapidamente implementar uma grande estratégia de desenvolvimento de liderança para desenvolver líderes a partir de dentro.

Neste post, você poderá aprender um pouco mais sobre como fazê-lo!

Comece com uma ferramenta de avaliação preditiva

Muitas empresas ficam aquém da avaliação do talento de liderança preditiva. Ferramentas especializadas eliminam a tendência dos tomadores de decisão de escolher futuros líderes que se assemelham a si mesmos, além de eliminar aqueles que são pouco adequados para os papéis de liderança. Antes de escolher uma avaliação, os gerentes devem determinar como é o sucesso de cada função de liderança e alinhar essas habilidades e características aos fatores de sucesso no trabalho. As habilidades e disciplinas de liderança que você está avaliando devem ser focadas no futuro para garantir que seus altos potenciais tenham capacidade de executar uma estratégia no futuro. A maioria das avaliações também inspeciona os comportamentos passados ​​e presentes de uma pessoa no trabalho, por que ela se comporta de uma certa maneira e quando e onde é mais provável que ela se comporte de maneira semelhante em um contexto futuro. 

Exponha seus líderes ou altos potenciais a novas responsabilidades

Não tenha medo de esticá-los com tarefas que expandam seus conhecimentos e aprimoram suas habilidades. Capacite seus líderes a tomar decisões por conta própria e a assumir responsabilidades adicionais para ajudá-los a sentir que podem possuir um projeto ou uma grande tarefa. Liberar um espírito empreendedor no desenvolvimento de seus líderes a partir de dentro traz o melhor deles. Pense em tudo isso em termos de criação de um ambiente de aprendizado. Você deseja que eles explorem oportunidades dentro de sua empresa para aprender algo novo, como ingressar em um projeto multifuncional, adquirir outra habilidade ou liderar ou participar de um almoço e aprender. A defesa do espírito de aprendizado dentro da organização envia uma mensagem clara de que o crescimento de seus líderes é uma das suas maiores prioridades.

Treine-os e depois ensine-os a serem treinadores

Vise criar uma cultura expressa de princípios de uma equipe que trabalha em conjunto. Um desses princípios é o coaching – uma competência de liderança, para a qual a empresa pode focar em desenvolver seus líderes para serem treinadores. As pessoas, especialmente a geração do milênio, gravitam para líderes que os treinam para o sucesso. Portanto, com medidas rígidas, treine seus novos líderes para o sucesso deles, mas também desenvolva sua capacidade de treinar e orientar outros. Se você deseja que o coaching se torne uma competência e um valor de liderança que possam ser liberados e multiplicados em toda a sua empresa, clique aqui para saber como podemos ajuda-lo com isso.

Ajude a alinhar seus objetivos com a missão da sua empresa

As pessoas são motivadas em um nível superior quando conseguem alinhar seu trabalho com os objetivos maiores da empresa. Isso lhes dá a propriedade do que eles criam e os ajuda a apoiar causas organizacionais com mais propósito. E nada cria uma propriedade melhor do que permitir que os líderes atuais dêem e compartilhem contribuições para objetivos e valores comuns.

Implementar rotação de trabalho

Proporcione experiência em primeira mão com alto potencial, alternando-os por diferentes funções e funções dentro da organização. O objetivo é desafiar, empurrar e aumentar seu nível de habilidade. Coloque-os em cargos desconhecidos, dê-lhes novas responsabilidades para que eles se exponham a novas habilidades e ampliem seus conhecimentos.

Dê-lhes propósito

Dê significado e propósito ao trabalho do líder, o que acrescentará mais motivação para ele se destacar. Quando você fornecer oportunidades de treinamento, treinamento e orientação, alinhe-as com a finalidade do trabalho, as medidas de desempenho e a missão organizacional.

No fechamento

Tornar-se um líder qualificado é como se tornar um médico ou advogado qualificado. Aplicação e prática são fundamentais. Tornamo-nos líderes aplicando nosso aprendizado e conhecimento e adicionando experiência ao nosso dia a dia. O primeiro passo é que os tomadores de decisão estabeleçam o caminho correto para que outras pessoas aprendam, cresçam, se desenvolvam e prosperem.

Não se esqueça que as análises de desempenho geralmente apresentam oportunidades para treinar funcionários. A chave para ser um grande líder é poder unir desempenho e desenvolvimento. Isso mantém a conversa positiva e focada no que é melhor para os funcionários e para a organização. Os líderes devem procurar oportunidades para treinar a equipe como parte de seu trabalho diário. Bons treinadores ouvem, fazem perguntas abertas, oferecem suporte e incentivam os funcionários a buscar soluções alternativas.

Desenvolver a partir de dentro, em vez de adquirir talentos externos, pode ser uma nova maneira de pensar para sua organização, mas estudos demonstraram que ela economiza tempo e dinheiro. Aqueles que são promovidos de dentro geralmente têm um desempenho melhor do que contratações externas. As organizações mais fortes não são construídas da noite para o dia. Leva tempo para identificar e desenvolver os líderes de amanhã, e as empresas que colocarem em prática obterão mais benefícios do que apenas ter um plano de sucessão. Grandes líderes em todos os níveis melhoram a cultura e o engajamento, os quais, em última análise, podem aumentar os resultados.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam entender a importância do treinamento corporativo para uma empresa! 

Quer saber mais sobre o que a SOLL Treinamentos pode fazer por você? Clique aqui!​

Mais Treinamentos

SIPAT 2020

SIPAT 2020

Um evento dessa magnitude necessita de soluções eficazes e inovadoras, e a Soll Treinamentos pode oferecer isso para sua empresa!

Março Azul Marinho

Março Azul Marinho

Março é conhecido por diversas instituições de saúde como o mês da conscientização ao câncer colorretal, que são os tumores que acometem o cólon.

Fevereiro Laranja e Roxo

Fevereiro Laranja e Roxo

Traga a Soll Treinamentos para dentro de sua empresa para abordarmos o tema Fevereiro Laranja e Roxo e conscientize seus colaboradores.

Solidifique os Resultados de Sua Empresa

A Soll Treinamentos oferece treinamentos totalmente customizados para atender as necessidades de cada organização

Onde estamos

Brotas - SP
CEP 17380-000

Contato

WhatsApp chat