fbpx

Conheça os 4 R’s para recuperação de sua empresa e do controle de sua vida

Cada vez mais as pessoas têm o desejo de incorporar em suas vidas conceitos de aprendizagem para trabalhar resolução de problemas e superar adversidades. O que nem todo mundo sabe, é que com pequenas ações que partem de dentro de nós, muitas das dificuldades que vivenciamos não passam de pequenos obstáculos, que podem ser superados por meio do desejo pessoal e esforço para mudança de hábitos.

Hoje falaremos sobre um hábito importante: o desejo de recuperar uma empresa e o de assumir o controle de nossas vidas. Esse é um item imprescindível para muita gente. Contudo, ninguém sabe ao certo como é capaz de fazer isso, de onde partir e de como poderá ser capaz de adotar comportamentos que impactem em mudanças almejadas. Afinal, cada pessoa neste mundo é fruto de uma série de vivências e de fatores que a condicionam a uma realidade de ações e estilo de vida.

Contudo, por meio de atitudes pró-ativas e com base em planejamento e gerenciamento de ações, é possível mudar qualquer situação empresarial e pessoal com sucesso. Hoje falaremos sobre um princípio básico para isso: o uso dos 4R’s, que são conceitos de redução, reutilização, reciclagem e recuperação que podem significar uma guinada de vida, carreira e sucesso no mundo empresarial.

Ponto de partida para compreender os 4R’s

As empresas estão sendo forçadas cada vez mais, a mudarem a maneira como gerenciam o lixo. Diante de regulamentações, pressão pública, escassez de aterros e a necessidade de maior eficiência de recursos, hoje existe cada vez mais uma tendência ao afastamento da abordagem de tratamento de resíduos e um caminho em direção à prevenção de resíduos. Estão disponíveis várias técnicas de prevenção de resíduos, e elas geralmente são resumidas como os chamados 4Rs: redução, reutilização, reciclagem e recuperação.

Redução, reutilização e reciclagem são conhecidos na indústria como os 3Rs. Às vezes, as empresas se concentram apenas nos três primeiros na resolução de problemas de gerenciamento de resíduos. Em empresas mais inovadoras, as soluções 4Rs geralmente surgem como resultado de benchmarking do setor ou avanços tecnológicos.

Caminho para a otimização de resultados 

O governo canadense interpretou a hierarquia de gerenciamento de resíduos da seguinte maneira: sempre que possível, a redução de resíduos é a opção preferível. Se o lixo é produzido, devem ser feitos todos os esforços para reutilizá-lo, se possível. A reciclagem é a terceira opção na hierarquia de gerenciamento de resíduos. Embora a reciclagem ajude a economizar recursos e reduzir o desperdício, é importante lembrar que existem custos econômicos e ambientais associados à coleta e reciclagem de resíduos.

Por esse motivo, a reciclagem deve ser considerada apenas para resíduos que não possam ser reduzidos ou reutilizados. Finalmente, pode ser possível recuperar materiais ou energia de resíduos que não podem ser reduzidos, reutilizados ou reciclados. Evidências empíricas sugerem que, praticando a prevenção de resíduos, reutilizando produtos, reciclando e fazendo compras ambientalmente conscientes, as empresas podem cortar custos e aumentar os lucros.

Como usar os 4R’s conduz ao sucesso

A economia de custos assume a forma de menores custos de disposição de resíduos; menores custos de tratamento de resíduos; menores custos de energia; economias em materiais e suprimentos; uma redução nos custos de conformidade regulatória; menores custos de armazenamento; recuperação de custos através da venda de materiais recicláveis; recuperação de custos através da venda de tecnologias 4Rs.

Por exemplo, a Smith & Vandiver Inc. de Watsonville, Califórnia, fabrica e distribui produtos de higiene com ingredientes naturais e produtos para cuidados com o corpo. Para minimizar o desperdício de embalagens, reutiliza as caixas nas quais recebeu remessas recortando o papelão em caixas menores. Seu programa de redução de resíduos permitiu à empresa reduzir seu estoque de caixas de remessa, economizando espaço de armazenamento e US$ 20.000 dólares por ano em custos de material.

Na China, o lixo orgânico de milhares de pequenas fábricas de celulose é usado como fertilizante agrícola.

 A Kraft General Foods em Tulare, Califórnia, fabrica queijos processados ​​e naturais e cascas de pão pré-assadas. Seu programa de redução de resíduos não apenas reduziu as taxas de descarte de resíduos sólidos, mas gera cerca de US $ 40.000 dólares por ano com a venda de materiais recicláveis.

Em Kalundborg, na Dinamarca, uma usina a carvão, uma refinaria de petróleo, uma fábrica de placas de gesso, uma fábrica farmacêutica e o município criaram uma simbiose industrial explorando os fluxos de resíduos uns dos outros.

Como aplicar os 4R’s à sua vida pessoal

Mesmo sabendo que é possível aplicar os 4R’s para ter uma recuperação e economia dentro de uma empresa, como o uso deles pode ser incorporado e fazer a diferença na vida pessoal de uma pessoa? Muito simples: por meio do conhecimento de hábitos de consumo e rotina.

Para isso, identificar padrões de consumo, marcas adquiridas, gastos que se realiza com alimentação, vestuário, transporte, lazer, dentre outros aspectos, faz com que se tenha uma ideia exata de um ponto muito importante para ter um controle adequado do seu modo de viver: saber o quanto se gasta e o quanto se ganha.

Portanto, para isso é necessário que também em sua vida pessoal você possua uma planilha, identificando todas as entradas de dinheiro que recebe e suas saídas. A partir de um raio-x completo da sua vida financeira, você poderá cortar gastos desnecessários, substituir produtos utilizados que são muito caros por item similares e, a partir daí, assumir o controle da sua vida financeira para traçar objetivos de sucesso também em sua vida afetiva, relacional, espiritual… Afinal de contas, cada ser humano é completo e não vive apenas para o campo profissional.

Portanto, quando enxergamos as características humanas em sua totalidade, é possível verificar que iniciativas em prol de redução, reutilização, reciclagem e recuperação podem transformar realidades e permitir que as pessoas planejem o futuro com mais assertividade, tanto no campo profissional quanto pessoal.

É a partir de um impulsionamento interior que se chega às mudanças exteriores! E, assim, o caminho do sucesso pode estar garantido para quem entende a importância de aprender a planejar o controle de sua vida. E isso pode ocorrer por meio de acompanhamentos de coaching, treinamentos, imersões e encontros de motivação.

Se quiser saber um pouco mais sobre isso, clique aqui.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam aprender que todo dia é uma nova oportunidade para usar os 4R’s para a recuperação de uma empresa e também para assumir o controle de suas vidas!

Solidifique os Resultados de Sua Empresa

A Soll Treinamentos oferece treinamentos totalmente customizados para atender as necessidades de cada organização

Onde estamos

Brotas - SP
CEP 17380-000

Contato

WhatsApp chat