Crenças limitadoras do mundo corporativo: como um bom treinamento pode eliminar isso?

Crenças limitadores e qualquer que seja a forma como elas possam assumir, são todos temores disfarçados que nos impedem de crescer pessoal e profissionalmente. Ou seja, é uma crença que você tem sobre si mesmo, outras pessoas ou o mundo em geral, o que o limita de ser, fazer ou ter o que você quer ser, fazer ou ter no futuro.

Às vezes, essas crenças parecem reais ou “a verdade”; essa pode ser a sua influência sobre nós. Existem muitas maneiras de mudar as crenças limitantes, algumas das quais provavelmente requerem a ajuda de um praticante ou técnico qualificado de PNL, e outras que você pode autoconsiderar.

Muitas crenças estão dentro de nós e, na maioria das vezes, passam despercebidos ao longo de nossa vida. Geralmente, elas pegam uma experiência desagradável de nossa infância, por um lado, e quem sabe uma notícia dos jornais há três semanas, por outro, e os tecem habilmente no tecido de nossa forma de agir e pensar.

Então, quando você os vê se movendo em sua mente, não vê medo, mas fato. E você se relaciona com eles não apenas como medo, mas como verdades complexas e significativas sobre você e o mundo que precisam ser superados.

Para a maioria de nós, isso não é um problema até que enfrentemos um desafio em nossas vidas que exige bravura significativa e um passo em direção ao desconhecido: coisas como casamento, mudança para um novo país ou mudança de carreira.

De fato, quanto mais alimentamos nossas crenças limitantes, mais estamos entrando em batalha com nossas próprias concepções da realidade. E, como em qualquer combate, é vital poder ver seu oponente claramente. 

Categorias de crenças limitantes

Existem três categorias de crenças limitantes:

  1. Crenças sobre você (sou muito introvertido / não sou inteligente o suficiente / nunca consegui);
  2. Crenças sobre outras pessoas (ninguém está interessado em X / As pessoas não são naturalmente solidárias / Elas acham que eu sou louco);
  3. Crenças sobre a forma como o mundo está organizado (Você não pode conseguir um emprego em design se não tiver conexões / Você deve ter pelo menos um ano de economia para dar um salto / O ‘sistema’ está configurado para dificultar)

Experimente você mesmo. Pense em algumas de suas próprias crenças (limitantes) e veja se há alguma que não se encaixe nessas categorias. Mas, na verdade, quando você analisa essas categorias, existe apenas um estado de ser que limita nosso movimento para a frente – e esse é o estado de ser que gera todos os milhares de crenças limitantes que são ignoradas. E isso ocorre dentro de algumas etapas.

Etapa 1 – Identifique o que você tem medo

O primeiro passo para livrar uma crença limitante de seu poder é arrancar seu disfarce e olhá-lo nos olhos. Comece atrás da declaração original e olhar para onde o medo entra. Traduzi-lo a partir de uma declaração sobre como são as coisas em uma declaração sobre como você se sente . “Não sou extrovertido o suficiente” se torna “Estou com medo de não ser notado”. “Ninguém que trabalha no local X estaria interessado em me ajudar” se torna “Estou com medo de ser recusado”. “Para conseguir um emprego em Design de Interiores, é preciso ter dois diplomas” torna-se “Estou com medo que seja tarde demais para eu ter o que quero”. Ao traduzir sua crença limitante sobre o mundo em um estado pessoal de ser, você remove toda a validação externa. Não é mais uma situação fora do seu controle. Não é mais algo verdadeiro ‘lá fora’, onde você não pode tocá-lo. É interno. E tudo o que está dentro de você também está ao seu alcance para mudar.

Etapa 2 – Encare seu medo

Esta etapa pode assumir duas formas diferentes: o Trabalho interno e o Trabalho externo. Você saberá qual é a abordagem certa para você (e, se estiver ganancioso, poderá fazer as duas coisas). O trabalho interno é uma prática mental. É a geração regular de curiosidade sobre quem você é e como sua mente funciona. É sobre perceber como você está se sentindo, segurando-o para dar uma olhada e reconhecer que tudo está acontecendo em sua cabeça . “ Uau, aqui vou eu de novo – estou com medo do que essa pessoa vai pensar de mim. Isso é interessante. O trabalho interno não exige nada além de um processo de pensamento como o descrito acima. Com o tempo, o processo de curiosidade ativa sobre o lixo que sua mente cria perpetua um nível incrivelmente libertador de objetividade sobre quais são suas crenças limitantes e sobre como você pode optar por se comportar quando as observar entrando em ação. Você começará a se prever prevendo a chegada deles e mudando de rumo para tirá-los do parque antes que eles possam fazer uma viagem.

Etapa 3 – Busque ajuda e coloque uma mudança em prática!

O Trabalho Externo é mais um processo ativo. Depois de identificar o que tem medo, coloque-se em uma situação que o força a desafiar seu medo. Busque ajuda. Faça isso conectando-se às pessoas, testando uma ideia de maneira pequena e de baixo risco ou simplesmente ficando mais bem informado sobre a situação da qual você tem medo. Uma ótima forma é fazendo um treinamento!

Lembre-se que a informação é extremamente poderosa em qualquer tentativa de alterar crenças limitantes. Procure qualquer coisa e qualquer pessoa que possa lhe oferecer uma nova maneira de perceber o mundo, e se isso exigir que você feche os olhos e dê um pequeno salto de fé, aceite-o.

Comece com pequenas ações que pressionam suavemente sua zona de conforto e, a partir daí, desenvolva movimentos maiores e mais ousados. As crenças limitantes, embora potencialmente pareçam reais, podem ser simplesmente o resultado de um pensamento limitado ou fragilizado por traumas ou compreensões distorcidas da realidade. Elas podem ser superadas de várias maneiras, inclusive dentro de um ambiente organizacional.

Quando uma empresa investe em treinamentos e capacitações para seus colaboradores, eles vão se sentir mais capacitados para alcançar resultados se estiverem livres de suas crenças limitadoras em relação às suas capacidades, aptidões e possibilidades profissionais. A SOLL Treinamentos pode ajudá-lo a formar equipes que possam superar crenças limitantes!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer maneiras de superar crenças limitantes.

Solidifique os Resultados de Sua Empresa

A Soll Treinamentos oferece treinamentos totalmente customizados para atender as necessidades de cada organização

Onde estamos

Brotas - SP
CEP 17380-000

Contato

WhatsApp chat