Dicas SIPAT: saiba como atuar na prevenção de acidentes de trabalho

Acidentes no local de trabalho acontecem com mais frequência do que você pensa. Existem vários riscos e perigos que podem estar presentes no local de trabalho, especialmente quando se trabalha em altura ou em outras áreas onde é comum cair ou entrar em contato com materiais perigosos.

Um único acidente de trabalho pode deixar um grande impacto nos seus negócios. Entre as contas médicas, a produtividade perdida, toda a documentação de compensação dos trabalhadores e o baixo moral, os custos são altos. A melhor maneira de evitar esses custos é evitar lesões e investir no treinamento e capacitação de seus colaboradores.

As melhores organizações são aquelas focadas na consistência de longo prazo, com um entendimento completo de todos os aspectos da segurança no local de trabalho. Os benefícios de longo prazo para os trabalhadores e os resultados financeiros são significativamente avançados com uma abordagem proativa. 

Importância de uma SIPAT para sua empresa

A SIPAT é a sigla dada à “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho”, onde toda a empresa que tem uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, organiza uma semana especial com foco em mostrar e conscientizar os funcionários sobre quais são os atos de segurança necessários nos locais de trabalho que podem ser fundamentais para a realizações dos trabalhos de forma normal.

Quando se trata de SIPAT, todos no local de trabalho devem estar cientes dos fatores de risco à segurança no local de trabalho e cumprir totalmente os requisitos e regulamentos de treinamento, além de saber utilizar equipamentos de proteção individual.

Os requisitos de treinamento de segurança devem ser comunicados, começando no momento da contratação e continuando com seminários e treinamentos de atualização. Uma abordagem proativa inclui uma cultura de segurança no local de trabalho e uma ênfase no treinamento em segurança, que a SOLL Eventos pode realizar em sua empresa! Clique aqui para saber mais.

Pensando em esclarecer um pouco mais algumas das principais dúvidas que encontramos na maioria das empresas, desenvolvemos estas 10 dicas para evitar ferimentos e proteger sua força de trabalho, de modo a evitar que acidentes que poderiam ser evitados possam afetar a produtividade em sua empresa:

1- Incorpore um plano de segurança e bem-estar

A base para um ambiente de trabalho seguro é um programa eficaz de prevenção de acidentes e bem-estar. O programa precisa cobrir todos os níveis de segurança e saúde dos funcionários com o incentivo para relatar práticas ou comportamentos perigosos.

2 – Realize exames físicos pré-admissionais

Alguns acidentes são causados ​​pela inexperiência e pela incapacidade de desempenhar fisicamente a posição. A seleção de candidatos é uma salvaguarda para a colocação nas posições apropriadas que correspondem às suas capacidades físicas.

3 – Invista em formação de funcionários e gerentes

Cultive continuamente um padrão de segurança entre funcionários e gerentes. Treine os funcionários sobre a importância de seguir as medidas de segurança o mais rápido possível. O treinamento suplementar em mecânica corporal pode reduzir lesões por esforço físico e manter os funcionários em segurança durante o levantamento e a movimentação.

4- Pesquise vulnerabilidades de segurança

Cada empresa é única e não tem necessariamente as mesmas preocupações de segurança. Preste atenção extra a acidentes comuns e desenvolva estratégias para impedir que esses contratempos aconteçam.

5 – Forneça equipamentos de proteção

O equipamento de proteção pessoal é essencial e deve ser aplicado nas contratações, reuniões e monitoramento espontâneo. Reserve um tempo para ensinar aos funcionários como usar óculos de proteção , proteção facial , luvas, capacetes, sapatos de segurança e protetores de ouvido ou protetores de ouvido.

6 – Tenha níveis adequados de pessoal

Frequentemente, as horas extras são implementadas devido aos baixos níveis de pessoal. Funcionários sobrecarregados de trabalho podem sofrer exaustão e cortar custos para atender ou exceder a produção. A contratação de pessoal de meio período ou sazonal pode ajudar a prevenir acidentes devido à exaustão.

7 – Não tome atalhos

Acidentes acontecem quando os funcionários pulam as etapas para concluir um trabalho antes do previsto. Verifique se todas as instruções estão claras e organizadas para evitar acidentes indevidos no local de trabalho.

8- Inspecione e mantenha todos os veículos da empresa em ordem

De acordo com os resultados da Lei de Segurança e Saúde Ocupacional, os acidentes de trânsito no local de trabalho custam aos empregadores uma média de R$ 60 bilhões por ano. A manutenção deve incluir inspeções mensais e conserto de veículos o mais rápido possível.

9 – Monitore medidas de segurança

Após o treinamento inicial, reforce as medidas de segurança em todas as oportunidades, como reuniões, supervisão e educação da equipe. Recompense os funcionários que cumprirem os padrões ou ficarem livres de lesões por um período de tempo especificado.

10 – Mantenha um local de trabalho organizado

Uma limpeza inadequada pode causar sérios riscos à saúde e segurança. O layout do local de trabalho deve ter marcas de trajetória adequadas, estar livre de detritos e estações para limpar derramamentos.

Infelizmente, não importa o quanto você se prepare, um acidente ainda pode ocorrer e um funcionário ainda pode se machucar. Quando isso acontecer, verifique se você está preparado para receber os cuidados necessários rapidamente.

Contrate a SOLL Treinamentos para planejar sua SIPAT  

Um local de trabalho seguro é crucial e garantir que você tenha os procedimentos e políticas de segurança corretos para primeiros socorros, e um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

A SOLL Treinamentos pode ajudá-lo a desenvolver proativamente um programa de SIPAT e um plano de prevenção de acidentes de trabalho em sua empresa, com base nas normativas brasileiras e regulamentações internacionais.

Afinal, sabemos que você valoriza seus funcionários e deseja que eles recebam cuidados de qualidade com lesões. Também sabemos que os empregadores enfrentam altos custos de remuneração dos trabalhadores e perdem tempo produtivo quando ocorrem lesões. Saiba mais sobre isso clicando aqui.

Entre em contato hoje mesmo para obter mais informações  relacionadas a  consultoria de segurança  e nossos cursos e treinamentos!

Solidifique os Resultados de Sua Empresa

A Soll Treinamentos oferece treinamentos totalmente customizados para atender as necessidades de cada organização

Onde estamos

Brotas - SP
CEP 17380-000

Contato

WhatsApp chat