fbpx

Etapas para criar equilíbrio em sua vida empresarial e pessoal

Para muitas pessoas, a busca de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida parece ser uma meta impossível. Com tantos de nós divididos entre fazer malabarismos com cargas de trabalho pesadas, gerenciar relacionamentos e responsabilidades familiares e espremer interesses externos, não é surpresa que mais de um em cada quatro profissionais que atuam no mercado de trabalho se descrevam como “super estressados”.

E isso não é equilibrado – ou saudável. Em nossa corrida para “fazer tudo” no escritório e em casa, é fácil esquecer que, à medida que nossos níveis de estresse aumentam, nossa produtividade cai.

Desafios para a vida profissional

O estresse pode prejudicar nossa concentração, irritar-nos ou deprimir e prejudicar nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Com o tempo, o estresse também enfraquece nosso sistema imunológico e nos torna suscetíveis a uma variedade de doenças, como resfriados, dores nas costas e doenças cardíacas. Muitas pesquisas mostram que o estresse crônico pode realmente dobrar o risco de ter um ataque cardíaco. Essa estatística por si só é suficiente para aumentar sua pressão arterial!

Embora todos precisemos de uma certa quantidade de estresse para nos estimular e nos ajudar a ter o melhor desempenho, a chave para gerenciar o estresse está nessa palavra mágica: equilíbrio. Não apenas alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho/vida pessoal é uma meta alcançável, mas também trabalhadores e empresas veem as recompensas.

Produtividade e vida pessoal

Quando os trabalhadores estão equilibrados e felizes, são mais produtivos, tiram menos dias doentes e têm maior probabilidade de permanecer em seus empregos. Aqui estão algumas etapas práticas que todos podemos tomar para afrouxar o controle que o estresse exerce sobre nós e recuperar o equilíbrio de nossas vidas.

Experimente estas 10 dicas para promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e trabalho para seus funcionários:

1- Pergunte aos seus trabalhadores o que eles precisam

Você não pode corrigir um problema se não souber que ele existe. Claro, você sabe que um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal é importante para seus funcionários, mas isso não ajuda a descobrir como fazer isso. Então, quem melhor para lhe dizer o que é necessário para melhorar esse equilíbrio do que seus próprios funcionários? Faça com que seus funcionários preencham uma pesquisa sobre vários fatores relacionados à sua empresa – horas trabalhadas, agendamento flexível, suporte para pais que trabalham etc. Isso ajudará você a identificar as áreas específicas nas quais sua empresa precisa melhorar, permitindo que você se concentre na implementação de soluções viáveis ​​para problemas que realmente afetam seus funcionários.

2 – Educar funcionários e investir em treinamento é a chave do sucesso

Uma das melhores maneiras de promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal é realmente ensinar seus funcionários sobre isso. Ofereça seminários sobre o que é o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, por que é importante e diferentes coisas que eles podem fazer para alcançá-lo. Você pode organizar o seminário, fazer com que eles participem de um treinamento ou até mesmo contratar um profissional para fazer uma apresentação. Educar seus funcionários fornecerá a eles as ferramentas necessárias para ajudar a si mesmos – e esse é um passo crucial.

3- Fique de olho em fadigas!

Como empregador, parte de sua responsabilidade é cuidar do bem-estar de seus funcionários, além do desempenho no trabalho. Uma parte importante disso é aprender a identificar o desgaste. As chances são de que seus funcionários não vão admitir diretamente a você que estão se sentindo sobrecarregados ou estressados ​​(eles não querem que você pense que não pode lidar com o trabalho deles, afinal). Isso significa que, na maioria das vezes, provavelmente você deve reconhecer quando seus funcionários precisam de mais equilíbrio. Os sinais podem incluir absenteísmo excessivo, aumento das taxas de erro e exaustão física clara. Se você encontrar um funcionário que pode estar se esgotando, sugira que ele saia mais cedo um dia ou tente evitar dar-lhe um projeto extra por um tempo.

4- Adote o “horário flexível”

Permitir que seus funcionários tenham horas de trabalho flexíveis ou dias, é uma ótima maneira de incentivar um equilíbrio trabalho-vida saudável em seu escritório. Existem várias opções diferentes para o horário flexível: você pode fornecer um requisito semanal por hora, mas permitir que eles espaçam o tempo limite da maneira que escolherem. Isso mostra aos seus funcionários que você os valoriza como pessoas, não apenas como trabalhadores. ​

5 – Suporte ao homeoffice

Além de permitir que os funcionários definam seus próprios horários, considere permitir que trabalhem em casa pelo menos um dia ou dois. Embora possa haver preocupação de que os funcionários não sejam tão produtivos em casa, o que é completamente compreensível, a verdade é exatamente o oposto. De fato, estudos mostram que os trabalhadores são até 13% mais produtivos trabalhando em casa do que trabalhando no escritório.

6 – Incentivar o trabalho eficiente

Trabalhar mais e ser produtivo não são necessariamente o mesmo. Além das preocupações com o desempenho, o trabalho prolongado é prejudicial aos funcionários. Isso não apenas solicitará melhor qualidade de trabalho de seus funcionários, mas também manterá o moral elevado.

7 – Trazer o lar para o trabalho

Tentar manter um equilíbrio entre a vida doméstica e a vida profissional não é tarefa simples. Então, por que não facilitar para seus funcionários e levar a casa deles para o trabalho? Patrocine eventos no escritório, como o Dia dos pais, onde os funcionários são incentivados a convidar suas famílias (ou um amigo – os pais que trabalham não são os únicos que precisam de equilíbrio!). Eventos como esses darão aos funcionários a chance de passar um tempo com seus entes queridos, mas também darão a você a chance de conhecer um pouco melhor seus trabalhadores. Além disso, envolver as famílias fará com que seus funcionários sintam que você os valoriza como seres humanos (e não apenas como trabalhadores), o que cria uma melhor atmosfera de trabalho para todos.

8 – Promova iniciativas de saúde

Parte integrante do equilíbrio entre vida profissional e pessoal é priorizar a saúde. Muitas horas de trabalho (e frequentemente viagens longas) geralmente forçam os funcionários a sacrificar a saúde e a boa forma. No entanto, como empregador, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar seus funcionários a manter um estilo de vida saudável. Por exemplo, você pode oferecer associações com desconto para uma academia perto do escritório (dessa forma, será mais acessível e conveniente para os funcionários) – isso promove o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal e a imagem da sua empresa ao mesmo tempo!

9 – Promova a criatividade

Além da aptidão física, é igualmente importante incentivar os funcionários a manter uma aptidão mental saudável. Permitir que eles tenham tempo e espaço para perseguir projetos criativos (ou até mesmo pensar de forma mais criativa sobre os projetos atuais) não apenas lhes proporcionará uma melhor sensação de equilíbrio, como também promoverá o tipo de pensamento pronto para uso que beneficiará seus negócios a longo prazo.

10 – Liderar pelo exemplo

Mesmo que você informe aos funcionários que você apoia o equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, isso não significa necessariamente que eles se responsabilizem por eles mesmos. Todos nós já vimos isso – o chefe diz que os funcionários não têm horário definido, mas os trabalhadores ficam até as 20 horas de qualquer maneira … o equilíbrio é muito mais fácil dizer do que fazer. Então, lidere pelo exemplo.

Se seus funcionários perceberem que você valoriza o tempo pessoal, eles não se sentirão culpados por priorizar o deles. A maioria das conversas em torno do equilíbrio entre vida profissional e pessoal é focada nos funcionários: o que eles podem fazer para definir seus limites e prioridades.

No entanto, como empregador, incentivar um equilíbrio saudável mostra a seus funcionários que você não apenas valoriza o desempenho no trabalho deles, mas também os respeita e valoriza como pessoas!

Gostaria de auxílio para equilibrar seu clima organizacional? Conte com a SOLL Treinamentos! Faça contato conosco para saber como podemos te ajudar!

Mais Treinamentos

SIPAT 2020

SIPAT 2020

Um evento dessa magnitude necessita de soluções eficazes e inovadoras, e a Soll Treinamentos pode oferecer isso para sua empresa!

Março Azul Marinho

Março Azul Marinho

Março é conhecido por diversas instituições de saúde como o mês da conscientização ao câncer colorretal, que são os tumores que acometem o cólon.

Fevereiro Laranja e Roxo

Fevereiro Laranja e Roxo

Traga a Soll Treinamentos para dentro de sua empresa para abordarmos o tema Fevereiro Laranja e Roxo e conscientize seus colaboradores.

Solidifique os Resultados de Sua Empresa

A Soll Treinamentos oferece treinamentos totalmente customizados para atender as necessidades de cada organização

Onde estamos

Brotas - SP
CEP 17380-000

Contato

WhatsApp chat