fbpx

Modelos mentais comportamentais que geram atitudes vencedoras!

Modelos mentais são como entendemos o mundo. Eles não apenas moldam o que pensamos e como entendemos, mas também moldam as conexões e oportunidades que vemos. Modelos mentais são como simplificamos a complexidade, porque consideramos algumas coisas mais relevantes que outras e como raciocinamos.

Um modelo mental é simplesmente uma representação de como algo funciona. Como não podemos manter todos os detalhes do mundo em nossos cérebros, usamos modelos para simplificar o complexo em pedaços compreensíveis e organizáveis.

Alguns modelos mentais nos empurram para armadilhas que atrapalham a nossa vida, como auto sabotagem, lixos mentais, inteligência emocional, complacência – que são apenas alguns exemplos do que podemos interiormente nos desqualificar em situações pessoais e também profissionais, incidindo em desvios de comportamento e, muitas vezes, em acidentes de trabalho. 

Pensar melhor ajuda a viver e a trabalhar melhor 

A qualidade do nosso pensamento é proporcional aos modelos em nossa cabeça e sua utilidade na situação em questão. Quanto mais modelos você tiver – quanto maior a sua caixa de ferramentas -, maior a probabilidade de ter os modelos certos para ver a realidade. Acontece que, quando se trata de melhorar sua capacidade de tomar decisões, a variedade é importante. A maioria de nós, no entanto, é especialista.

Em vez de uma treliça de modelos mentais, temos alguns de nossa disciplina. Cada especialista vê algo diferente. Por padrão, um engenheiro típico pensa em sistemas. Um psicólogo pensará em termos de incentivos. Um biólogo pensará em termos de evolução. Colocando essas disciplinas em mente, podemos contornar um problema de maneira tridimensional.

Se estamos apenas olhando o problema de uma maneira, temos um ponto cego. E pontos cegos podem te matar. Aqui está outra maneira de pensar sobre isso: quando um botânico olha para uma floresta, pode se concentrar no ecossistema, um ambientalista vê o impacto das mudanças climáticas, um engenheiro florestal indica o estado do crescimento das árvores, uma pessoa de negócios o valor da terra. Ninguém está errado, mas nenhum deles é capaz de descrever todo o escopo da floresta. Compartilhar conhecimento ou aprender o básico de outras disciplinas levaria a um entendimento mais abrangente que permitiria melhores decisões iniciais sobre o manejo da floresta. 

Cuidados com a auto-sabotagem 

Auto-sabotagem é comum ao nosso redor. Todos nós sabotamos a nós mesmos de maneiras que desconhecemos. Muitas vezes nos impedimos de avançar na vida. Criamos intencionalmente tetos de vidro e contamos histórias de como e por que é impossível ter a vida que queremos. Contamos a nós mesmos inúmeras mentiras e histórias. Basicamente, nos movemos em uma espiral descendente.

Quantas vezes nos encontramos à beira de arruinar as coisas boas que estão acontecendo para nós? Quantas vezes intencionalmente nos impedimos de agir e de aproveitar oportunidades valiosas apresentadas à nossa frente? Quantas vezes deixamos as oportunidades irem enquanto sabemos o que estamos deixando ir? Quantas vezes não fazemos nada sobre o que temos controle total?

A resposta é que temos feito isso a vida toda até aprendermos da maneira mais difícil e reconhecermos o valor das oportunidades e circunstâncias douradas disfarçadas de problemas mundanos e chatos. Esses problemas chatos nos dão tempo para reclamar enquanto há alguém lá fora que tira proveito de tudo. A insegurança geralmente vence a batalha entre o seu futuro e os impulsos momentâneos.

A insegurança é veneno em nós, e especialmente naqueles que são ambiciosos e talentosos. Mantém você na prisão enquanto você se odeia por isso. Você odeia o fato de não fazer algo a respeito. Você passa anos em hesitação e procrastinação, enquanto a vida não dá a mínima e continua. Isso pode mudar com base em treinamento e capacitação, e a SOLL Treinamentos pode te ajudar. Saiba mais clicando aqui.

Fatores que influenciam atitudes vencedoras 

As pessoas são mais propensas a se comportar de acordo com suas atitudes sob certas condições:

  • Quando suas atitudes são o resultado de uma experiência pessoal;
  • Quando você é um especialista no assunto;
  • Quando você espera um resultado favorável;
  • Quando as atitudes são expressas repetidamente;
  • Quando você ganha ou perde algo devido ao problema.

Atitudes podem mudar para corresponder ao comportamento Em alguns casos, as pessoas podem realmente alterar suas atitudes, a fim de melhor alinhá-las com seu comportamento. A dissonância cognitiva é um fenômeno no qual uma pessoa experimenta sofrimento psicológico devido a pensamentos ou crenças conflitantes. Para reduzir essa tensão, as pessoas podem mudar suas atitudes para refletir suas outras crenças ou comportamentos reais.

Para tanto, é necessário muita força de vontade e formação, seja por meio de terapias como também com o auxílio de formadores. O coach é um exemplo disso: é um profissional que ajuda uma pessoa a olhar para sua vida pessoal e profissional e alicerçar seu futuro com base na superação de problemáticas e a mudar atitudes e ações que possam contribuir com seu sucesso pessoal e profissional.

Como é possível desenvolver atitudes vencedoras?

Concentre-se em suas paixões: Dê a si mesmo uma vantagem, concentrando-se nas coisas que você ama. É muito mais fácil desenvolver uma ótima atitude quando você está fazendo algo que ama.

Pense positivamente: Pode ser mais fácil digitar do que fazer. Comece pequeno. Repetir. Pense em sua vida. Você, na maioria das vezes, teve sucesso? Se sim, por que você permitiria que o pensamento de um futuro improvável fictício o impedisse de pensar positivamente neste momento? Na verdade, é mais provável que tudo dê certo. Tente. Funciona!

Diminua a velocidade de suas emoções: quando você se pegar pensando negativamente, respire fundo. Você precisa praticar a atenção aos seus pensamentos acelerados, porque seu pensamento e comportamento automáticos infelizmente se tornaram automáticos.

Estabeleça metas altas e monitore o progresso em vez de resultados específicos: ser realista nunca mudou nada. Ser “irrealista” faz. Defina metas para você que são mais altas do que você pode imaginar. Isso pode parecer contrário à positividade da criação e será se tudo o que você focar forem os resultados de suas tentativas. Aproveite a jornada ao longo do caminho e preste atenção no que está realizando, em oposição ao objetivo que você definiu para si mesmo.

Aprenda continuamente e seja humilde: sua vida nunca ficará mais fácil, mas garanto que você ficará mais sábio. Você também pode aproveitar a parte mais sábia para atrair pessoas com sua sabedoria, mas sendo sempre simples. Principalmente no mundo empresarial, estas virtudes são essenciais! Invista sempre em treinamentos, nunca ache que está pronto e que atingiu seu nível máximo!

Se desejar, a SOLL Treinamentos pode sugerir o tipo ideal de formação para você ou sua equipe, a fim de trabalhar modelos mentais e comportamentais! Saiba mais clicando aqui.

Se você gostou deste artigo, poderá encontrar outras dicas relacionados à vida e ao mundo do trabalho em nosso site. Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Mais Treinamentos

SIPAT 2020

SIPAT 2020

Um evento dessa magnitude necessita de soluções eficazes e inovadoras, e a Soll Treinamentos pode oferecer isso para sua empresa!

Março Azul Marinho

Março Azul Marinho

Março é conhecido por diversas instituições de saúde como o mês da conscientização ao câncer colorretal, que são os tumores que acometem o cólon.

Fevereiro Laranja e Roxo

Fevereiro Laranja e Roxo

Traga a Soll Treinamentos para dentro de sua empresa para abordarmos o tema Fevereiro Laranja e Roxo e conscientize seus colaboradores.

Solidifique os Resultados de Sua Empresa

A Soll Treinamentos oferece treinamentos totalmente customizados para atender as necessidades de cada organização

Onde estamos

Brotas - SP
CEP 17380-000

Contato

WhatsApp chat