Os executivos brasileiros estão prontos para a transformação digital?

A equipe Sol Lazer Eventos e Treinamentos realizou mais uma vez um grande evento, dessa vez no Grupo de Vendas GM. Na ocasião os colaboradores interagiram com os nossos programas, que fizeram muito sucesso.

O saldo foi totalmente positivo, com os objetivos alcançados após esse treinamento realizado. 

Novas tecnologias e plataformas estão constantemente surgindo. Os líderes e suas organizações devem estar preparados para a exploração contínua de tendências digitais e a reavaliação de estratégias de talentos, desde a definição de funções até a atração e retenção.

Com seu poder de influenciar as decisões de talentos e a cultura organizacional, os líderes seniores desempenham um papel crítico em ajudar a organização a ter sucesso em meio à transformação digital em andamento.

Justamente, porque as forças digitais estão interrompendo e remodelando quase todos os setores de negócios. Os papéis que não existiam até cinco anos atrás estão ganhando destaque e muitas organizações estão adotando uma filosofia de “falhar rápido e aprender” para acompanhar o ritmo das novas inovações e tecnologias disruptivas. 

Importância de ações consolidadas

É vital que os executivos seniores compreendam as implicações de longo alcance do digital e como podem precisar repensar as abordagens tradicionais à estratégia de talentos, planos de carreira e o estilo de trabalho da organização no futuro.

Também é vital que os líderes se mantenham a par das funções emergentes, como diretores de dados, e ajudem a promover uma cultura organizacional que promova o aprendizado contínuo para se adaptar a um cenário instável e alinhar práticas de marketing. Afinal, com a mudança contínua no comportamento do consumidor para um mundo digital/móvel sempre ativo, o marketing é uma das primeiras funções a mudar radicalmente.

Os líderes precisam ajudar a determinar se a organização possui força de bancada suficiente em marketing, orientação ao cliente e experiência em experiência do usuário para aproveitar totalmente a oportunidade digital.

À medida que o comportamento do consumidor continua a mudar, as funções em diferentes pontos da jornada digital são afetadas, da cadeia de suprimentos à TI. Hoje, todas as funções de uma empresa precisam planejar o impacto do digital. À medida que o digital quebra os silos, os líderes precisam dar mais ênfase à busca de talentos que se destacam na colaboração multifuncional. 

Perguntas que as organizações devem se fazer

Em uma era de transformação digital, cabe às empresas analisarem alguns itens para verificar como está o seu envolvimento com a tecnologia digital. Por exemplo:

  • Como o ritmo acelerado da transformação digital redefine as qualidades de um bom líder?
  • A equipe de gerenciamento atual está preparada para essas dinâmicas de transformação digital?
  • A estrutura organizacional atual suportará uma estratégia digital em evolução?
  • Como definiríamos a atual cultura organizacional?
  • Como é necessário mudar para incentivar a aprendizagem e a inovação contínuas?
  • O conselho geral de minha empresa tem uma compreensão suficientemente profunda das oportunidades e ameaças que os presentes digitais apresentam?

Necessidade de se investir em treinamentos 

A educação e o treinamento podem oferecer aos líderes mais experientes uma compreensão de onde a empresa está se movendo e como os papéis podem mudar. No entanto, embora essas atividades possam fornecer uma base sólida, a transformação acontece quando você realmente faz isso todos os dias. Para capitalizar mais rapidamente os dados que fluem para uma organização, vale pensar na criação de uma agência criativa digital interna, recrutando uma equipe criativa e talentos de marketing. Ter foco para uma orientação mais digital exige que as organizações planejem oportunidades de progressão na carreira que não existiam anteriormente.

Necessidade de se investir em treinamentos 

A educação e o treinamento podem oferecer aos líderes mais experientes uma compreensão de onde a empresa está se movendo e como os papéis podem mudar. No entanto, embora essas atividades possam fornecer uma base sólida, a transformação acontece quando você realmente faz isso todos os dias. Para capitalizar mais rapidamente os dados que fluem para uma organização, vale pensar na criação de uma agência criativa digital interna, recrutando uma equipe criativa e talentos de marketing. Ter foco para uma orientação mais digital exige que as organizações planejem oportunidades de progressão na carreira que não existiam anteriormente.

O novo mecanismo de mudança: CEOs 

Talvez o aspecto mais exclusivo dessa tendência tecnológica seja que a transformação digital esteja sendo conduzida de cima, mandatada pessoalmente pelo CEO. Isso é algo novo. Nos últimos 70 anos de computação, o mundo avançou do tubo de vácuo ao transistor ao semicondutor, da computação de mainframe à minicomputação e à computação pessoal na Internet.

O software evoluiu da programação personalizada sob medida para o software de aplicativo corporativo empacotado no local e depois para o software como serviço (SaaS) – soluções residentes na nuvem. Dentre os frutos temos o aumento da produtividade e lucratividade, menor custo operacional e crescimento econômico.

Com a promessa de melhorias de desempenho e aumentos de produtividade, essas inovações foram introduzidas na indústria por meio da organização de TI. Com a transformação digital do século XXI, o ciclo de se fazer negócios se transformou. E CEOs visionários, individualmente, são os motores de mudanças maciças sem precedentes na história da tecnologia da informação – possivelmente sem precedentes na história do comércio.

Algo fundamentalmente importante está acontecendo com tantas transformações na tecnologia, e é algo que os líderes corporativos consideram altamente motivador – e urgente de se ter em foco. Afinal, o novo mundo de dispositivos inteligentes e conectados representa uma mudança radical na dinâmica fundamental da competição existente no mundo corporativo.

Compreendendo as transformações digitais no Brasil 

A transformação digital nos trouxe mudanças radicais. Ela mudou o modo como os produtos são projetados, fabricados, vendidos, entregues e atendidos – e força os CEOs a repensar a maneira como as empresas executam, com novos processos de negócios, práticas de gerenciamento e sistemas de informação, além de tudo sobre a natureza dos relacionamentos com os clientes.

Líderes bem treinados para compreender os avanços da tecnologia devem estar aptos a planejar iniciativas de transformação, contratando as melhores pessoas para aconselhá-los.

No Brasil, muitas empresas estão se modernizando cada vez mais para acompanhar esta tendência mundial. Contudo, ainda a grande maioria de executivos brasileiros não entendeu a importância de se abrir ao mundo digital, e por falta de informação e capacitação, não conseguem se transformar e acompanhar o ritmo da tecnologia.

Isto é uma pena, pois suas empresas provavelmente desaparecerão no futuro. Mas, como na especiação evolutiva, surgirão muitas empresas novas e imprevistas, e as existentes serão transformadas com novos modelos de negócios. A ameaça existencial é excedida apenas pela oportunidade. Então, sempre há ocasião para crescimento e aprendizagem para quem deseja aprender sobre como aperfeiçoar seu potencial no mundo dos negócios.

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