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Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico: como atingir excelência em execuções?

É comum encontrarmos em muitas empresas, pessoas que sugerem ideias inovadoras, mas que nem sempre são concretizadas, ou seja, elas não são implementadas. Isso pode ocorrer devido à rotina diária numa empresa, falta de comprometimento e outros fatores que dificultam a implementação de boas ideias, que poderiam fazer parte de um planejamento estratégico de excelência.

E isso não é um problema que afeta pequenas ou médias empresas, mas também as grandes companhias! Um dos grandes desafios enfrentados por elas é o chamado Balanced Scorecard, ou seja, a execução estratégica.

E nosso post de hoje visará falar exatamente a respeito de como é possível atingir a excelência em execuções com base em um planejamento estratégico eficiente. Afinal, na realidade do mercado atual, cada vez mais competitiva e globalizada, é vital que se tenha um bom planejamento e treinamento corporativo para que se possa alcançar essa ação. E aqui falaremos dos quesitos essenciais à concretização das estratégias numa empresa, que está ligada a três conceitos fundamentais: liderança, pessoas e processos. Acompanhe!

Liderança: a importância da cultura de execução

Este aspecto é fundamental. Os líderes devem promover uma cultura de execução estratégica que inclua toda a equipe. Tão importante é começar de uma boa estratégia com uma abordagem correta, como fornecer à equipe as habilidades que a estratégia exige. As pessoas encarregadas de executar a estratégia devem desenvolvê-las para que alcancem sucesso. Não existe uma fórmula exata que garanta sucesso na execução estratégica, mas, felizmente, existem algumas diretrizes ou chaves que podem facilitar a consecução desse objetivo.

Alinhar a estratégia por toda a organização

Todas as pessoas numa organização devem olhar em direção ao mesmo objetivo. Diferentes departamentos, áreas e unidades devem trabalhar na mesma direção, como as engrenagens de uma máquina maior. Se o objetivo máximo de um departamento entrar em conflito com o de outro, isso impedirá que a execução estratégica seja realizada. Portanto, é essencial que seja realizado um planejamento abrangente, que inclua todas as áreas e atribua a cada uma delas objetivos específicos, porém relacionados, bem como metas oportunas e oportunas.

Definir processos

Divulgue a missão, visão e valores para que alcancem a todos. Frequentemente, a definição estratégica permanece acima. Ou seja, apenas os gerentes seniores conhecem realmente a visão, a missão e os valores. Este é provavelmente um dos maiores erros cometidos em termos de execução. É importante que toda a organização saiba quais são os objetivos para os quais trabalha e qual é o seu papel nesse processo. Quando as pessoas sabem o que estão procurando e o que podem fazer para alcançá-lo, é mais fácil para elas se sentirem parte da estratégia e se comprometerem com ela. 

Importância da comunicação numa empresa

A comunicação da estratégia tem muitas vantagens. Vamos ver alguns deles:

 

  • Confiança: quando os funcionários se sentem parte da estratégia, eles podem gerar um senso de confiança e maior envolvimento;
  • Estabilidade na equipe: Comunicar à equipe a estratégia pode impedir que perfis valiosos saiam da organização;
  • Motivação: A motivação é muito benéfica para melhorar o desempenho. Ao conhecer a estratégia e saber como o seu trabalho a afeta, o trabalhador tende a se sentir mais motivado;
  • Objetivos: Ao conhecer os planos, o trabalhador tem a possibilidade de alinhar seus objetivos pessoais a eles.

Recompense seus funcionários!

Isso afeta diretamente a motivação das pessoas, que são uma das grandes chaves no sucesso da execução estratégica. Pessoas motivadas sempre se esforçam para obter melhor desempenho. É benéfico conceder incentivos baseados no desempenho.

Compartilhe os resultados

Quando os trabalhadores têm acesso a essas informações, isso pode ser uma motivação extra. É óbvio que bons resultados são um incentivo para avançar com mais desejo. Ao comunicar os resultados, você estará lançando as bases de uma cultura de execução, pois cada trabalhador poderá verificar como o trabalho deles influenciou e desejará melhorá-lo, se necessário.

Relacionar as avaliações de desempenho à conquista da estratégia

As avaliações de desempenho também contribuirão para criar uma cultura de execução na empresa. Os dados extraídos dessas avaliações periódicas nos permitem conhecer o progresso na consecução dos objetivos e fazer as alterações necessárias.

Incentivar a tomada de decisão entre os trabalhadores

Quando os funcionários têm a capacidade de tomar decisões sobre seu próprio trabalho, são eficazes e têm supervisão adequada, a execução fica muito mais próxima. A organização deve aprimorar esse aspecto, mostrando confiança. Os trabalhadores se sentirão responsáveis ​​por seu trabalho e suas realizações.

Colocando em prática

Muitas organizações acham difícil entender que a estratégia deve envolver uma mudança de paradigma. É importante enfrentá-lo com uma atitude inovadora e de longo prazo e não focar em uma mentalidade operacional, se não estratégica. Um dos principais problemas das organizações é que elas desenvolvem estratégias pouco atraentes e não inovadoras. Isso faz com que as pessoas que precisam materializá-las tenham um baixo índice de motivação e não tenham a paixão necessária para executá-las.

Planejar ações para execução pensando no impacto nos resultados e na aprendizagem é muito importante. Muitas vezes, existem planos e projetos que não estão alinhados com a estratégia, indicadores e objetivos isolados dos recursos ou organizações que elaboram sua estratégia com base no orçamento. De fato, é o mesmo orçamento que marca as ações de execução, mesmo acima do impacto nos resultados. Da mesma forma, existem empresas que focam a execução na mera ação e não na busca pela eficácia. A boa execução é alcançada diminuindo a estratégia para objetivos e metas mensuráveis, e estes para projetos que a acionam.

Estabelecer hábitos em relação às reuniões de revisão de resultados irá ajudar sua empresa a crescer. O principal objetivo dessas reuniões deve ser a revisão dos resultados, os indicadores que mostram a previsão desses resultados e, se forem negativos, descubra quais são as causas e planeje as ações necessárias para impedir que elas se repitam no futuro. . A duração ideal para essas sessões é de uma hora no máximo.

Não devemos perder de vista o fato de que o foco é sempre a orientação para a aprendizagem e a investigação das causas dos erros e isso pode ser feito por meio de treinamentos corporativos e capacitações. Clique aqui para saber mais a respeito disso!

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